sábado, 19 de setembro de 2015

O Yoga e as Crianças

Hoje em dia sabemos já que a prática de Yoga e meditação oferece vários benefícios à saúde física e mental. Estes benefícios não ocorrem apenas na idade adulta mas também em idades mais precoces.

Quando praticada na infância ajuda, por exemplo, a potenciar o rendimento escolar ou a auto-estima da criança. Nos EUA e Inglaterra existem já escolas que contemplam a prática de 10m de meditação logo pela manhã como forma de preparação para assimilar informação, e outros dez minutos ao final do dia. Yoga é uma prática milenar que une exercícios de alongamento e exercícios de meditação trabalhando corpo e mente. Yoga significa isso mesmo: união. Quando praticada por crianças, trabalha-as de forma holística, a nível global, desde o seu campo emocional até o energético e artístico.



Os benefícios confirmados da prática de Yoga são vários, como o alívio de doenças respiratórias, dor nas costas, stress e doenças psicossomáticas, perda de peso e desordens do aparelho digestivo, melhoria hormonal, na auto-estima, concentração, memória, etc.Quanto mais cedo se começar esta prática, mais estável irá estar o nosso humor, mais forte a nossa auto-estima e, sobretudo, a capacidade de olhar para dentro e reflectir acerca dos nossos sentimentos. Estes valores são cada vez mais difíceis de desenvolver já que as crianças vivem rodeadas de excesso de estímulos (tv, computador, tablets) já para não falar da overdose de informação que recebem das revistas, da escola, etc. Os pais têm pouco tempo e os meios sociais hiperestimulam as crianças levando a défices de concentração e a uma cada vez mais fraca capacidade empática e de (re)conhecimento das emoções.



A SolSchool privilegia esse caminho do equilíbrio holístico promovendo aulas de Happy Yoga não apenas para crianças, como para crianças e pais. Vivemos tempos de grande transformação. Os antigos modelos de educação estão, em certa medida, obsoletos. Devemos manter a abordagem solicitada pela escola mas temos também a responsabilidade de promover novas abordagens, potencializar novas formas de estar trabalhando os afectos e as vivências interiores. É importante que as crianças saibam quem são, o que querem e como podem colocar os seus sonhos ao seu serviço, vencendo medos e estereótipos. É isso que pretende o Happy Yoga. Não é apenas yoga, não é apenas uma modalidade. É um momento que une os benefícios de posturas de yoga, à dança, expressão e pintura criativa, massagem, acompanhamento psicológico, etc. Com várias técnicas integradas, forma uma metodologia que vai ao encontro das necessidades de cada ser, adaptando-se e fluindo, ajudando e apoiando sem críticas e julgamentos. Todos têm o seu espaço e o seu momento, promovendo-se também esta escuta activa e o trabalho de equipa.
 
Tatiana Santos
Psicóloga Clínica | Instrutora de Happy Yoga

Sem comentários:

Enviar um comentário